quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Um sabor Rubro-negro

Voltava prá casa, sexta-feira, dia de pensar no jogo de Domingo. O jogo era uma final de um Brasileirão, com o " mais querido " em busca de mais um grande título, e Eu ali no sofá de casa imaginando a festa e decidido a ficar no sagrado recanto de meu Lar. Uma ligação, um amigo solidário, um convite natalino : " Vamos ao Maracanã ? "... Imagine o coração do Rubro-negro aqui, meio cansado de guerra e disposto a não sair de casa no domingo. Dá-lhe Gonzaguinha : " Explode Coração... ". Resgatei a camisa do time, e entrei em compasso de espera, uma anciedade varou meu peito, um menino escondido renascia, um torcedor sofrido do passado acordando, e com esperança !
O Sábado passou sem emoções, o Domingo virá, e chegou ! Como será voltar ao Maracanã depois de tantos anos ? Será o mesmo, como um Papai Noel, o Maraca continua um bom velhinho ? Me lembrei das aulas de Concreto armado, com o professor German explicando os detalhes das armaduras dos pilares do maior de todos os estádios, uma glória para a engenharia nacional, uma verdade verdadeira! Meu passado de estudante anima minha alma e alimenta a saudade do " bom velhinho ". Agora resta esperar pelo jogo, pelo sol, por um Rio de janeiro belo, carioca e feliz ! Ligo para uns amigos e desfraldo o orgulho de ir ver o jogo do ano, a torcida maior, a felicidade adolescente... Pedi um táxi, e não tinha ( fiquei animado ! O jogo vai bombar ! ), peguei o carro e rumo ao mundo dos torcedores. Plano A : Parar no shopping tijuca e seguir à pé para encontrar o José Luis no restaurante, depois seguir pro Maraca. Plano B : Parar em qualquer lugar, o que ocorreu ,no shopping tinha mais flamenguista que formigaem pote de açucar; lojas vazias, praça de alimentação cheia, a galera estava calibrando a alma para fortes emoções. Cheguei no meu encontro, 2 chopes e seguimos em direção ao enorme palco do futebol.
Bem, como bom Carioca fui curtindo as ruas lotadas de som e alegria, os bebuns já dançavam na rua, os vendedores de latinhas fugindo da PM, as meninas agarradas aos fortes namorados, os bares lotados, as bandeiras flutuando no ar, a negona mostrando seus predicados, velhas catando latas no chão, crianças assustadas e pintadas de vermelho e preto, ruas cheias, esperanças, energias, excitação coletiva e mais à frente o velho Maraca, de pé, moderno, reformado e elegante.
Chegamos duas horas antes, e já tinha muita gente, a Charanga tocando e a alegria brotando dentro de cada um. Sentamos e por sorte ficamos ali estacionados, foi chegando mais e mais gente, acabando as cadeiras e aumentando a disputa por uma. Acabou, se sentou sentou, e vamos segurar o mijo e esperar. Gente jovem, bonita, mulheres famosas, artistas, ex-jogadores, uns gringos, uns bêbos. Os minutos passando a charanga alegrando, um cidadão sacou de seu ingresso numerado e achou sua cadeira " O senhor queria ceder o meu lugar ", resposta: " Sou militar e não vou sair ! ". Vou chamar a POLÍCIA !!!! Sim, mas aonde, tem polícia ? Sorveteiro, tem polícia aqui ? Não, só Eskibon ou picolé de uva !!! O sujeito olhou pros lados e mediu o tamanho do militar, o tamanho do Maracanã e o tamanho do problema: ficou de pé e feliz " Sou do flamengo de coração, Eu sou do time que é Hexa campeão , olê olê olê olá !!! " Não deu outra, mais gente de pé que sentada, pouco importa vamos viver este " momento lindo ". Fogos, bolas coloridas no Céu, o Mengão no campo a alegria subindo as arquibancadas.
Bola rolando e um gol... Do outro... Caracas, um banho frio, um Flamengo nervoso, a bola queimando nos pés, o Pet apagado, um Imperador sem império, o meninos do sul correndo, mostrando serviço. A Negona em minha frente nervosa, a Carolina Dickman preocupada e Eu também. Um lance, um Imperador dando uma peitada e um súdito mete o pé ! Uma bomba, a rede estufando a alegria subindo com os braços e abraços, volto a respirar... Segundo tempo, o time melhora e a aflição piora, os técnicos de plantão aparecem com palavrões e conselhos pouco ortodoxos, nossa... Haja coração... A noiva ( o goleiro Bruno ) fazendo gracinhas, os gaúchos correndo, o relógio também. Nesses casos só chamando " Ele ", São Judas Tadeu, que veio ! Cara de retirante, magro, nordestino, cabra macho, um pequenino que com um pulo torto subiu e desviou a bola para as redes do Paraíso !!! Loucura geral, lágrimas de felicidades, a Negona me agarrou (cadê a Carolina ????? ), sapequei um beijo no meu amigo Zé, outro na Jô, me livrei da Negona e me aguarrei ao tempo, ao teimoso relógio, aos minutos cansados, ao placar, do olho na Noiva, de olho no Andrade... Tem que dar e... DEU !!!! Ou Deus !!!! São Judas foi o verdadeiro herói, o milagre está feito para os pobres, pretos e magros torcedores do nosso País, pedreiros, ladrões, putas e padres, médicos, vagabundos e milagreiros, orai por ele São Judas Tadeu ANGELIM.

Roberto Solano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário