domingo, 2 de maio de 2010

A vantagem de ser Engenheiro

A vantagem de ser Engenheiro

Sim há uma vantagem fundamental: Ser engenheiro é PODER não ser matemático! A matemática é como a poesia, não tem limites, se encontra e se desencontra em infinitas curvas. Os grandes matemáticos abriram a barreira do impossível, abraçaram essa causa tão estranha de pensar no nada, no tudo, no vazio do tudo, no tudo do nada! E nós engenheiros somos os operários dos matemáticos, fazemos acontecer, como os escravos, obedecemos à razão, a força, os vetores. O matemático sonha os mais belos sonhos, os sonhos dos loucos varridos, dos bêbados das esquinas, das putas da zona, dos desesperados! Eles são corretamente desesperados, em busca da linguagem torta, da reta curva, dos teoremas improváveis e absurdamente lindos. Os axiomas não interessam mais, são completos em si só, simples. O simples é a arma do engenheiro, não do matemático. Como o velho Chacrinha dizia: “Eu não vim aqui para explicar, vim aqui para CONFUNDIR”!!! E isso é a vida do matemático, confundir para mais. Gauss disse :
"
Eu protesto contra o uso de uma quantidade infinita como qualquer coisa completa, o que não é nunca possível em Matemática. O infinito é meramente uma maneira de falar, significando em verdade um limite do qual certas razões se aproximam indefinidamente perto.
"

O grande Cantor, o mestre incompreendido na sua época, viu um mundo infinito cabendo em outro, a unidade do infinito não foi entendida. Hoje a idéia dos conjuntos possibilitou a matemática moderna e no seu rastro tudo que hoje usamos. Os computadores fazem o serviço " sujo ", os matemáticos já fizeram a sua parte, são agora os verdadeiros poetas da ciência, são compreendidos, pois têm as máquinas, as provas são feitas nos números, nas contas infindas, no hoje. E agora, os engenheiros podem ser as máquinas humanas da simplificação, trazendo o óbvio á tona, pensando curto e grosso, dando seu poderoso direto de direita no mundo moderno. Sou um feliz lutador, em busca do caminho simples e fácil, sou engenheiro, um total escravo das tecnologias, mas por uma vingança divina posso não ser matemático e posar de inteligente!

Roberto Solano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário