segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Conta de Português

Conta de Português



Venho fazer uma homenagem ao belo e culto povo irmão, os Portugueses. São muitas vezes mal compreendidos por terem uma lógica clara e direta, sem metáforas e desvios. Nós, filhos deles, somos rebeldes (os filhos sempre são) e deturpamos essa lógica direta, com atalhos e falsos caminhos, malandragens, e sacanagens mesmo. Esses Brasileiros são piadistas, não entendem o óbvio, é chato!

Vou citar alguns exemplos: Em Portugal você concorda com algo e diz “Pois sim!”. Senhor (diz o garçom) posso servir o vinho? E você diz “Pois não!”, aí o danado do garçom dá um tranco, volta atrás e para de servir! Claro, o certo é dizer “Pois sim, sirva!”, a lógica direta é clara, o SIM é um SIM, o NÃO é um NÃO! Um amigo viu, em Lisboa uma placa “Não pise na grama”, e abaixo, em letras menores” Se não souber LER pergunte ao Guarda “, óbvio de novo ! Quem além do guarda vai te orientar ? Outra : Estamos abertos na 2ª feira das 9 horas ás 17 horas, na 3ª feira das 9 horas ás 17 horas, na 4ª feira das 9 horas ás 17 horas, na 5ª feira das 9 horas ás 17 horas, na 6ª feira das 9 horas ás 17 horas, no Sábado das 9 horas ás 17 horas, no Domingo das 9 horas ás 17 horas. Certo, perfeito, claro, puro. Quem garante que não possa haver um novo dia na semana ? Um decreto presidencial ? “ A partir de hoje será instituído o Domingo-extra, que virá ampliar o descanso de nosso árduo trabalhador Lusitano, passando a semana a ter oito dias, sendo obrigatório o descanso no Domingo-extra “ E ouve-se um salva de palmas ! Isso é que é Presidente !!!! Não existe “ Abrimos TODOS os dias “ , entendem ? Com a implantação do Domingo-extra essa loja será multada !

Eu, pessoalmente, na engenharia, SEMPRE fiz a “Conta de Português”, fácil, direta, objetiva. De preferência de trás prá frente, vendo o fim e olhando o começo, desconfiando, desconfiando muito; e, very important, se achando meio-burro. O meio-burro é um burro de orelhas em pé, atento, brigador, mas burro. Ele pode errar, e não se pune nunca, pois seu lado burro perdoa o que o inteligente errou, e quando o inteligente acerta o burro corre para o abraço, vai comemorar, beber, rir e brincar, com grossas gargalhadas, que só os burros têm ! Você vai resolvendo um problema e fica feliz! Pimba resolvi! Legal, tudo certo! E feliz vai prá casa todo contente com o dever cumprido e, no dia seguinte, teu chefe descobre o TEU erro e te crucifica! MERDA !!!!!! Eu, na minha “Conta de Português” teria checado os números básicos, comparando com outros números, com outros feitos, e desconfiado de mim mesmo não entregaria meu relatório sem as contas de padaria feitas; o choffer de taxi sabe o que entra e o que sai, colocando no bolso direito o positivo e no esquerdo o negativo, é só fazer o saldo no fim do dia, uma conta corrente simples, orçamento perfeito!

Façam meus amigos, suas contas, e admitam o erro, vivendo feliz com dois lados de nós humanos, o inteligente e o burro, os dois são fortes e amigos, Dom Quixote e Sancho Pança, e vamos lutar contra os moinhos da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário