sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Quando o simples incomoda

Quando o simples incomoda



Vivemos um mundo curiosamente “enfeitado” de formas e tecnologias novas. Um acidente grave, homens presos na rocha dura, perto do inferno, Chile. Uma equipe bem organizada de engenheiros e técnicos criativos chegou lá! Um pequeno furo, o sinal de vida, a felicidade correndo contra o tempo, e com as regras mais simples da Física é construído uma “ferramenta” de resgate, um sucesso! Porém, simples de mais... Uma cápsula, uma roldana, cabo de aço e uma força motriz vencendo a eterna gravidade. Até aí todos viram, maravilha! Uma amiga questionou: Cadê a tecnologia moderna??? Com uma quase-raiva completou, “Os computadores, os botões, o telão??? Onde está a tecnologia ???” Indignada reclamou. Uma razão plasticamente correta é feio: Uma roda, uma corda, um buraco, uma “caçamba”. Tinha que ser um Robô Japonês, aí sim, quase uma lesma eletrônica, que aderida às paredes da rocha iria penetrar no buraco negro com luzes de Neon, sensores de temperatura, pressão, qualidade do ar, etc... Isso sim é tecnologia de ponta! E filmando tudo, com transmissão direta, via satélite, para o mundo todo.

É uma verdade, não cremos no fácil e não entendemos o óbvio, isso é coisa do passado. Os computadores estão aí com força, tudo na mão, como um Pai generoso faz a vida fácil. Somos escravos dessa tecnologia fácil, MAS os verdadeiros engenheiros são CAPAZES, pensam! E com a ajuda da Física Newtoniana avançam com um papel, uma conta de “Português” (Sou fã das contas simples, objetivas e admirador da Colônia Portuguesa!) três vetores e criam a solução rápida e simples, pois a vida pede agilidade e inteligência. Viva a Roldana, a graxa, o cabo de aço, e a velha matemática/física simplista! A minha amiga ficou um pouco decepcionada com a minha alegria e felicidade com aquele conjunto de peças medievais... Ela me olhou com olhos de desprezo e vi a frase não dita “Esse engenheiro tá velho mesmo...” e Eu me retirei , com um sorriso no canto da boca, feliz com a minha memória das aulas de física a música da "corda e da caçamba " floriu na minha cabeça, e com muita fome fui almoçar um bom Feijão com arroz e bife a cavalo !!! Isso sim é tecnologia !

Nenhum comentário:

Postar um comentário