sábado, 6 de novembro de 2010

A beleza como castigo

A beleza como castigo

Filhinha acorda, hoje é seu aniversário, parabéns! A menina acorda animada, cinco aninhos, e um dia diferente e alegre pela frente, findando com aquela memorável festa de princesa. A Mãe ávida por proporcionar o melhor, o Pai orgulhoso da menina, olhos grandes, pretos, sorriso cativante, brancos dentes, sapeca, cabelos encaracolados, e só! Mas, aos olhos da família, ELA é a mais linda! O DNA não foi bonzinho no grupo familiar, até pegou pesado nos avós Portugueses e Nordestinos, são feios sem perdão. A Mãe sempre cadeiruda e coxões amostrados conquistou o branquelo fraquinho na festa da prima, e o amor se fez. Casaram. Uma filha única nasceu, sem muitos predicados foi ficando mais ajeitada que o resto. Dá pro gasto infantil!
Vamos lá, a Mãe tem em mente o plano de transformar a pequena em princesa, na indumentária, pois na beleza ela já é ! A tadinha já começa a sofrer no fim do dia, banhos, perfumes, calcinhas de renda, meias maquiagens mil... Está quase pronta, lindérrima, uma gata, a festa vai começar e Ela é o foco.
Seis da tarde, convidados e mais presentes, alegria, bolo na mesa decorada, amiguinhos e amiguinhas chegam, música infantil, parabéns! Tudo lindo, MAS a menina não é boba, a vizinha do terceiro andar está abafando, loira, olhos azuis marinhos, branca como a neve, face rosada, alegremente vestida de azul (só prá combinar com os olhos, claro! A Mãe é a gostosa do prédio e embora Loira não é burra!). A princesa foi roubada de cena! A coleguinha é muito linda, MAS Mamãe disse que Eu estou mais bonita, estou abafando, né?
E assim a menina do Grajaú foi crescendo, na beleza aderida, no esforço da Mãe e no credo do Pai, se achando linda, e era um “ mais ou menos “. Andréia, do terceiro andar, sim, foi virando a referência absoluta do prédio, escola, quarteirão, Grajaú e quiçá da Tijuca!
Vêm os 12 anos, os malditos hormônios, pêlos (porque tê-los? Diz a propaganda estampada na traseira do ônibus), espinhas, peitos, barriguinha e as malditas celulites, que horror! Mamãe é pau prá toda obra e coloca a menina no balé, na academia também, o Pai começa a ter grana com o restaurante herdado do avô, tudo bem, ele confessa que ela precisa melhorar um “pouquinho” para passar a ser a lindinha de sempre... Andréia não precisa disso, é linda por natureza, uma flor, seios empinados, coxas já adivinhando a perfeição, a bundinha um patrimônio e o rosto, o rosto é uma pintura de Botticelli.
Aos 18 anos a vida aponta as oportunidades, a nossa heroína já tem dotes para a matemática e é alegre. A loirinha tem dotes prá casar e fila de espera!
Casam mas sofrem... Tudo é fruto da vida, dos meros mortais, casar e ser feliz.
E aí, pergunta o leitor, o que tem haver com o título? A beleza? O castigo? Sim, agora vou ao ponto: Todas as mulheres são criadas para serem as mais lindas princesas do MUNDO! Umas serão e outras continuarão tentando, se produzindo, invejando as amigas em uma luta sem fim. E aquelas Andréias do Grajaú? São divinas e sempre serão, e vão sofrer muito... A carne não perdoa, o marido vai te trair em busca da perfeição (nunca a atingimos, é uma norma), outras divinas vão cruzar no caminho dele. O espelho, antigo aliado, vai te derrubar em rugas e botox. Teu lindo Bumbum que era um sonho masculino é agora o sonho da padaria! Minha linda você está caída como todas as outras... Tua amiga já era feinha e continua, como uma empresária de sucesso ganha dinheiro, é feliz com o marido fiel viajando todo ano para Paris, passando em Lisboa com a filharada e ela já te confessou grande medo de fazer plástica, naquele chá das cinco, toda feliz em um chique trailer vermelho... É, ser bonita é um grande CASTIGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário