segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Yamandu Costa

Deixa eu te contar uma estórinha : Estava em Paris retornando para o Brasil e no corredor de espera estava o Yamandu tocando sozinho, com sua mochila no chão e um olhar perdido, do lado uma jovem francesa ouvindo seu MP3... Claro que sou brasileiro e gosto de música, sentei diante do fenômeno! Uma maravilha! Então , quando ele parou Eu falei com a maior intimidade " E aí , tudo bem ? Voltando prá terrinha ? " Ele me olhou como quem olha um poste, meio bêbado e de noite na rua, falou : " Estou gravando " Putz ! Fiz merda ! Aliás " merde " é mais condizente com a situação. Que nada, o cabra é simpático e lunático como os bons artistas e retornou a conversa com um mais tranqüilo " Tudo beleza ! Eu só componho em aeroporto, chego cedo e fico gravando pois depois esqueço, em Praga eu perdi uma música genial, coloquei no gravador e nada de achar depois... " E imediatamente recomeçou, fiquei mais tranqüilo, não sou tão chato assim, pensei. Outra pausa e emendei o papo com o famoso " Você sabia ? " O baden powel esteve lá em casa quando eu tinha uns 15 anos, chegou completamente bêbado pelos braços do meu tio que o encontrou solitário no bar e puxou assunto ( tão chato como Eu... ) . Lá chegando meu Pai ofereceu um William the Conquerous ( grande Whisky ) para o gênio que se animou ! Ele vinha com uns óculos de grau que só tinha lente do lado esquerdo e meu velho perguntou " Baden, porque são de um lado " a resposta veio poética " è para Eu enxergar o resto do mundo ! " Ponto para o violonista e me animei buscando meu " Di Giorgio " para afinar ! Foi um momento raro, ele afinando e tocando, era uma mão boa mesmo chapado, bons tempos. Rapaz o Yamandu é fã do Baden e começou a tocar as músicas dele para meu completo deleite ! De repente ele me olhou e disse, quero uma coca cola. Pegou a mochila e despejou tudo no chão, foi roupa, cueca , um tigre e umas 100 moedas de euros correndo prá todo lado e ele de quatro catando, eu avisei " vou comprar " e saí do cenário cômico, rindo disfarçadamente... Voltei e ele queria me pagar, o que recusei, ficou agradecido e me mostrou a maravilha que tinha trazido de praga : Um tigre de brinquedo ! Disse " A coisa mais engraçada que já vi, vou te mostrar ! " Botou o tigre no chão e nada... O felino dormia... Ele de pronto disse " Que merda já veio quebrado ! " Eu intervi, será que está com pilha ? Você já viu uma criança vendo a clássica experiência de eletrostática, que perto do globo os cabelos ficam de pé ? A cara de espanto e alegria dele foi a mesma quando abriu a barriga da fera e não tinha pilha ! Feliz ficou e voltou para tocar ( ainda bem.. ) mais 15 minutos e era hora de embarcar. A pergunta ! Será que deixam entrar queijo francês no Brasil ? " Já com um pacote grande no colo. Eu disse que não sabia, e ele me justificou " A minha mulher é francesa, adora " Seguimos para o avião... No desembarque o vi novamente, com a mochila nas costas, todo enrolado de pé escrevendo contra a parede aquele formulário chato da imigração, pensei com meus botões, artista é mesmo desligado...

Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário