sábado, 11 de dezembro de 2010

Visão curta

Visão curta



Vi uma reportagem de um engenheiro Francês ( Guy Négre, ex-engenheiro da Fórmula 1), que desenvolveu um motor movido a ar! Piada não! Acredites se quiser, mas é verdade verdadeira. Eu vi o carro do cidadão andando e o motor eliminando ar puro! É, mais ou menos, assim: Você abastece teu carro com ar comprimido (igual ao que calibras teus pneus) e esse ar se mistura ao ar ambiente gerando calor e energia para colocar o carro em andamento. O bichinho anda até 150 km/hora e não faz feio, rodando até 300 km sem abastecimento pulmonar! Ou seja, ar no pulmão da máquina. Genial, e já será produzido para frota de taxis em Paris e outras cidades!

Visão curta, não é mesmo? Tantos engenheiros desenvolvendo motores e nunca se pensou em enchê-los com ar comprimido. Lembro-me de caçadas que fiz com uma espingarda de ar comprimido e balas de chumbinho, e dava pra matar passarinhos (hoje teria pena dos coitados...). Lembro-me da piada do “Pau-de-vento”: Um rapaz que, após casar-se por cinco anos, não engravidava a mulher, na cidade pequena, corria o apelido maldoso. Um belo dia o cidadão matou um ciclista que passava. O delegado perguntou “Porque você fez isso”?”E ele respondeu” Doutor, eu até aceito o apelido, MAS pedir o meu pingulinho para encher pneu de bicicleta é DEMAIS! “ No que o Dr. Delegado concordou !

Voltando às idéias que nos passam pela cabeça todos os dias e que são, muitas vezes, totalmente descartadas por serem simples demais e (ou) até idiotas! Fazer um motor movido a ar é uma delas! Que besteira, não é mesmo? Papo de maluco ou bêbado, um motor precisa de gasolina ou algo calórico; vento, parceiro, é prá empurrar barco à vela! E olhe que eles têm um motorzinho escondido para as calmarias.

Meu pai tinha idéias loucas, como o “ costa-cóptero “ que seria uma mochila se transformando em um helicóptero portátil , beleza não é mesmo ? O povo feito moscas de padaria flanando por aí, em enxames, daqui da barra para o Leblon seria uns 10 minutos com vento à favor, sobre a Niemayer, belo cenário... Outra maluca dele foi o “Tira-grilo” um sistema em que você levava seu carro para a oficina, colocando-o sobre esse ” tapete simulador”, com o carro parado e as rodas sendo movidas na esteira mágica, balançando e simulando as estradas os buracos que trazem aquele barulhinho infernal que habita teu carro e você não descobre de onde vem (o tal do ”grilo” que ele batizou). Visão muito louca tinha o velho, que criou muitas soluções na engenharia civil, e de quem herdei um pouco de criatividade, criando o “Remofezes”, um sistema que você coloca uma massa sobre o cocô do cachorro e enfia um palito, em minutos o tal ” creme” decanta sobre a bosta, secando-a e endurecendo, daí o nobre colega levanta gentilmente o conjunto (pasta dura + merda de cachorro) e joga fora! PATENTEI a idéia, caro leitor ! Testei e ainda vou comercializar se Deus quiser! Idéia maluca, fazer um cocô ( limpo ) por cima do outro cocô ? Não é mesmo ? Mas dá certo ! Ainda ganhei o título de ser um “ Engenheiro de Merda ! " Pura e aplicada ! De um amigo...

Então, leitor, não tenha visão curta não, acredite nas besteiras, sonhe muito e acordes com uma solução na mão, fé! Como diria os Novos Baianos “loucura pouca é bobagem” e se não acreditares nelas ouça também "Besta é tu, besta é tu... "



Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário