sábado, 28 de maio de 2011

Morrendo de preguiça, ou sobre a tragédia do voo 447 da Air France

Morrendo de preguiça



Não vou não... Estou morrendo de preguiça...

Pois é, assim o mundo vai evoluindo, pelos braços da preguiça, da vida fácil, da cultura baiana (com todo respeito!) do “ savoir vivre “. Que beleza seria se Paris fosse na Bahia! Delícia ver as baianas vendendo acarajé e macaron, todas devidamente perfumadas, magras e falando francês. “Que puis-je vous servir?” E você depois de provar o acarajé "chaud” pede uma taça de champagne para acalmar as papilas. Seria perfeito: o elevador Lacerda dando acesso á droit para a Torre Eiffel e à gauche para a baía de São Salvador... Os “petits garçons” ali, na Place Vendome jogando capoeira. O bom malandro baiano tomando um café com uma purinha, sentado e lendo o “Fígaro”. Ainda não bebi nada hoje, mas vou retomar ao tema, agora falando sério!

Li no jornal a triste constatação de que o Airbus da Air France despencou do céu sem um motivo compreensivo, técnico, palpável, forte e convincente. Eu tenho a minha teoria: quem matou e continua matando é a nossa preguiça. Sem vergonha eu afirmo: quem faz o mundo evoluir e mata é a danada da preguiça... Meu Deus, está dando um soninho e acho que vou parar de escrever e tirar “uma palhinha”. Vocês sabem o que é “tirar uma palhinha?”, termo mineiro, da maior qualidade. Estando cansado dê uma paradinha debaixo de uma sombra gostosa, chapéu de palha, recostado e com uma palhinha seca vá palitando os dentes ou simplesmente mexendo sua língua no balé cadenciado, levando o objeto seco prá lá e prá cá, pensando no nada, na “maçaranduba do tempo”, na morte da bezerra, na bunda da Maria, e deixe o corpo entrar em "alfa”. Os mosquitos são adeptos de yoga,não se esqueçam ! Toda vez que voce parar para meditar “à mineira” os danados chegam; aí é melhor acender um cigarrinho de palha, delícia, nirvana... Ô vida boa sô! Trem bão...

Quase cochilei... Já tomei um café forte e estou voltando para a tragédia: um avião moderno, computadorizado até a alma, pilotos experientes e pimba! O bicho cai do céu feito jaca mole! Cuidado! Quando for tirar sua “palhinha” nunca o faça debaixo de pé um de jaca, tá? E aí fico lendo “os especialistas “: O pitot, um cano que mede a velocidade congelou... Ora merda! Será que só podemos viajar em terras nordestinas? Deserto do Saara não me apetece, vou cancelar Paris? A idéia de transferir a cidade luz para a Bahia está me agradando cada vez mais... Montmartre é o cacete! Pelourinho !!!

Voltando. O danado do avião caiu com o bom comandante tirando sua “ palhinha ", que em Frances deve ser mastigar uma rolha de um bom “ Dom Perrignon “, ouvindo “ la vie em rose” ...“ La vie est belle...” E outras frescuras do culto povo lá da Europa. Dizem que acordaram o cidadão e que de pé foi dando umas chamadas (esporrô) nos co-pilotos... E o avião encostou o mar de bico prá cima, passáro de asas de aço, lindo, soberbo, elegante, MERDE !!!! E a culpa foi da preguiça ! Sim ! O avião, segundo os especialistas, não é comandado pela tripulação... Se o computador “ congelar “ FUDEU !!!! Não se desliga o bichinho não... E o tal do “ Control Alt delete " não funciona ? Não uma tomada nessa merda de computador ???? Que softward é esse ? Cadê o “ Mon pére GOOGLE ??? "... C'est triste.

Está difícil de viver e morrer sem a manivela, sem a régua de cálculo, o motorneiro, a gambiarra, o gato, o malandro agulha, ollivro do pendura, o portuga da esquina com sua conta de cabeça ( lápis na orelha ! ), o jeitinho... O homem quer moleza, tudo fácil, delivery, mexer menos e mandar o " faz tudo " resolver, o computador.

Bem verdade que a aviação está segura, MAS dá um certo calafrio olhar o pomposo comandante e sua equipe nos receber com o elegante “bonjour” e saber que ele só faz levantar a estrovenga e pousá-la lá em terras “ trés chics “. O resto é rezar, tomar um bom vinho, um lexotan e sonhar que Paris um dia fique baiana... OXALÁ meu Pai de Santo !!! Segure o bicho lá encima...


FUI !!!!!



Ou melhor



“Je suis allé “



Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário