sábado, 20 de agosto de 2011

Visibilidade humana

Visibilidade humana

Vivemos em grupo. Dependemos uns dos outros para tudo. Não gostamos da solidão e queremos ser amados. Se possível era muito bom ter dinheiro e fazer sucesso. Certo? ERRADO!!! O importante nessa vida é ser VISÍVEL!
Você nasce e começa a tua guerra nesse mundo ingrato e feito para os fortes, o jeito é chorar... Mamãe, gente boa, te ajuda, dá comidinha, limpa teu côcô, faz bilu-bilu e te leva para passear e tomar solzinho, delícia de vida... Mas, o mundo, não é fácil assim. Um dia está você todo equipado para enfrentar seu primeiro dia na escolinha. Teu mundo acabou! Pode chorar! Eu tenho muita pena de ver os pequenos chorando ao entrarem na escola pela primeira vez. A mãe com aquela cara de que está jogando seu tesouro no meio do oceano e o infeliz ali curioso ou com medo, tanto faz, ele vai chorar de primeira ou de segunda, se não chorar é um babaca mesmo... Esse choro me comove: é sincero. As partes se separam (mãe e filho) e o mundo começa ali, o mundo dos homens visíveis! O moleque vai ser sacaneado por ser gordo, feio, rico ou pobre demais, se a irmã é chata ou gostosa, se ele é forte ou fraco, usa óculos? Fudeu... Ali começa a guerra da visibilidade humana, os conceitos do bom e do ruim, as sacanagens... Sim, o mundo é feito de sacanagens múltiplas, vivemos de explorar o nosso próximo, eternamente. E você, meu herói infantil, vai passar suas dificuldades sem Mamãe prá “quebrar o galho”, vais sofrer e aprender a sofrer e dar umas porradas também! Mantenha a sua visibilidade, confirme seu território emocional, sua identidade tem que prevalecer.
Saindo desse terrível mundo infantil vamos para o mundo dos jovens, linda juventude, corpinho em dia, sorriso fácil. Nesse estágio você começará a usar suas armas para desenvolver suas habilidades e conquistar seu espaço, sua visibilidade a seu favor! Sim, os belos largam na frente, porém podem queimar na largada e serem desclassificados, vi muita menina linda queimar na largada e no final ninguém queria ficar com a chata! Só com a bunda dela! E os feiosos vão “comendo” pelas beiradas, fazendo graça, conquistando a galera com truques de mágica, piadas e mentiras, inteligência emocional! Sim, esse tempero da vida é fundamental: inteligência emocional! O sal da tua cozinha. Já comeu sem sal? Horrível, né? Feijoada, sarapatel, bóbó de camarão, churrasco de picanha, tudo sem sal, é uma desgraça! Na vida é assim, se não colocar o sal (inteligência emocional) não tem jeito, você ficará incomível (insuportável), então use teu sal a teu favor!
E então ficamos adultos, continuam as cobranças, o dinheiro te obrigando a mexer seu “traseiro gordo”, o trabalho e o sucesso! E a visibilidade? Estás cuidando dela? Eu estou ficando invisível: passo nas ruas e as mulheres não olham mais...Melhoro a vestimenta e nada... Compro um carrão conversível e agora sim fiquei visível! É a regra da vida, uns querendo tomar dos outros, permanentemente. Uma amiga, muito sábia e linda, engordou. Era do tipo gostosa, coxões e bunda farta. Hoje “farta” tudo na bichinha... Tadinha. Ela me confessou que quando se olha no espelho e vê um “canhão de Navarone” reage: Calça justa, cintura marcada, blusa colada nos seios ainda mamáveis, salto alto e segue rumo a um canteiro de obras distante de sua casa. Estaciona uma quadra antes, retoca o batom e rumo ao sucesso! A peãozada descarregando tijolo (isso é importante, como vou explicar a seguir) e ela passando do outro lado da rua, rebolando, fingindo falar no celular para esconder seu sorriso de felicidade. Gostosa, e outras frases que listo a seguir:


“Você é o ovo que faltava na minha marmita.”

“Não sabia que flor nascia no asfalto.”

“Nossa, Você é tão linda que não defeca, lança bombom!”

“Suspende as fritas... o filé já chegou!”

“Você não usa calcinha, você usa porta-jóias.”

“Ae cremosa… Vou te passar no pão e te comer todinha!

“Nossa quanta carne…. e eu lá em casa comendo ovo!”!

“Se você fosse um sanduíche teu nome ia ser X-
Princesa… “

E outras frases de enriquecer o coração triste e abalado da ex-rainha do pagode... Ela volta prá casa super feliz !!! Sábia mulher...


Isso é que é saber cuidar da visibilidade, com platéia. Ela me confessou que a “cereja do bolo” é quando o peão deixa cair o tijolo da mão! Sim, o esquema funciona como uma fila, o precioso elemento de barro passa de mão em mão do topo da carroceria até o interior da obra. São, no mínimo, seis ajudantes na tarefa. Ela, especialista, me disse que o melhor horário é às 10h30min da manhã, eles estão com fome e já cansados; então os elogios são fartos e o esporro do encarregado é gratificante “Ô Bill, pare de olhar a gostosa, tu já quebrou três... Condenado!” E ela sorrindo dentro do celular desligado, feliz...

Então, meu amigo estamos todos rumando para a invisibilidade, isso é péssimo. Atenção: Não se iluda com “Facebook” e outras babaquices da informática, isso não é visibilidade, é inútil, cantada de peão! Só! Tenho amigos que comemoram seus 500 amigos virtuais! Que merda! Eu prefiro um amigo real, que bebe comigo, chora e compartilha do que essa besteira total. Aquilo só é um aquário que os peixinhos podem se ver entre si, babaquice pura... Prá rir é legal. Saber do outro ex-amigo também. Lembrar aniversário, aprovado! Ouvir aquela música já esquecida... Enfim, FB não é visibilidade não! Cuidado aí os amigos tímidos e carentes, não pensem que estão fazendo algo prá si não, aquilo é um aquário, só.
Voltemos. O que fazer para melhorar a tua “visibilidade”? Dinheiro é um caminho. Trabalho com sucesso, outro. Arte, definitivamente o melhor: escreva, pinte, cante e encante. Você vai ficar velho e feio. Tente descobrir teu caminho para aumentar tua visibilidade e nunca se engane: Amor e caridade não estão no tema de hoje, só vale para dentro da tua família.
Então pense, procure a tua solução para a solidão. Fique visível, com elogios verdadeiros, para envelhecer com qualidade e porque não chegar aos 80 anos como o Ferreira Gullar ? Feio por fora, mas lindo por dentro. Esse é o meu ídolo de hoje!

Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário