terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Está errado MAS está certo !

                                                 Está errado mas está certo!



   Amigos, certas frases que ouvi me marcaram. “Está errado MAS está certo!”, quase um desabafo, uma forma de se livrar de mais um problema, vindo de um jovem engenheiro. Uma coisa é certa: sempre fique atento aos erros e sempre desconfie do que está projetado ou em execução. Engenheiro que não pensa é inútil junto com o que tem medo de problema... Pior! O famoso “Pau mandado”. Vamos ao fato: Vistoriando uma parede de 4 metros de altura notei que as armaduras estavam claramente deficientes, chamei o jovem engenheiro que consultou o projeto (errado estava!) e confirmou que ele (construtor) não estava errado. Olhou meus cabelos brancos, mirou as chamadas do celular, o sol quente e declarou com convicção “Está errado mas está certo! Pode concretar !” Eu olhei para a minha engenheira e meu mestre fez uma cara de quem estava adivinhando o desastre futuro. Não posso e não sou delator, dei o meu recado: Dr. Essa parede vai cair, preste atenção! Consulte seu calculista, ele deve ter esquecido o empuxo lateral da terra, etc... O rapaz atendeu a ligação urgente e virou as costas. Abandonei o local. Triste.
   Seis meses depois, com a obra pronta, uma chuva encharcou o solo e derrubou a parede de 20 m de extensão, sem vítimas, danificando os carros. A notícia chegou e eu gravei a frase no meu subconsciente.
   Já vi vários acidentes em obras, alguns previsíveis e outros misteriosos. Uma coisa é certa: tem que errar muito para derrubar uma estrutura. Olhem para as favelas do Rio de Janeiro, vá à Rocinha ou no Rio das Pedras, lá existem prédios feitos na intuição dos mestres de obra, na fórmula do Chico Buarque “tijolo com tijolo num desenho lógico”, tudo de pé. Trincas aqui, fissuras lá, pilares tortos, vigas desalinhadas, moradia de pobre, sempre com o “ferro de espera” para subir mais um pavimento!
   Outro dia um amigo me ligou “Roberto, sabe aquele prédio de quatro pavimentos que você projetou? Já fiz mais dois! O que você acha?” Eu gelei... Usei meus cabelos brancos e perguntei “o que você colocou lá”?”A resposta como uma bala de fuzil” Máquinas de refrigeração e caixa d’água” E aí? Tudo bem? Não aconteceu nada?” Tudo ótimo, acho que dava para fazer mais um andar...” Loucura! O sujeito é culto e informado, porém tarado por obras e reformas, acredita que eu sou um bom engenheiro e por ser conservador passo uma super-segurança! Arrematou” Lembra do tamanho das sapatas da fundação? Dava para um prédio de 8 pavimentos, calculado por você estou tranqüilo...” Eu defendi a engenharia, as margens de segurança, o tempo já decorrido da obra ( mais de 10 anos), a minha responsabilidade já vencida e o meu desacordo com o feito. Ouvi uma gargalhada... Meu Deus...
   Ontem caiu um prédio que levou para baixo mais dois no centro do Rio de Janeiro. Sorte no azar: era tarde da noite, caso ao meio dia teríamos um quase milhar de mortos! Meu Deus... Não se pode afirmar nada, engenharia não é suposição. Uma coisa é certa respeite a idade das pessoas e das coisas, principalmente as estruturas. Vou colocar um texto do Professor Paulo Helene sobre o ocorrido:

“Prezados Amigos

Bem intrigante e instigante esse colapso.
Se o problema foi a reforma do 9 andar do edifício Alto (20andares) deve
ter acarretado um colapso tipo implosão, o que de fato ocorreu e portanto
é bem lógica essa hipótese e merece ser pesquisada para descartá-la ou
comprová-la.
Não ficou muito claro para mim porque o edifício Colombo colapsou se ele
não tinha nada!
O pequeno do meio tudo bem pois estava no caminho do outro até por força

Do atrito lateral, mas o de 10andares (Colombo) não deveria colapsar.
Muitas vezes vejo colegas se referirem a esses prédios antigos,
construídos com fck de 10MPa e cobrimentos de 1cm e pilares
subdimensionados (frente aos critérios atuais) como "Antigamente Era que
se Construía bem e as obras duravam”
Na verdade ando muito preocupado com a idade de nosso patrimônio
construído.
Moro num edifício de 47anos e idade e todo dia o vistorio e ouço seus
ruídos, dias de vento forte, enfim vivo ligado e tentando ouvir os gritos
da estrutura como bem diria meu amigo Carlos Campos, diretor do IBRACON.”
 

 E então meus amigos, nosso País está crescendo e nunca conservamos nosso patrimônio, talvez por nunca termos perdido tudo como os Alemães em Berlim, ou Hiroxima no Japão. Somos o País do futuro, sem passado, sem cuidar das velhas construções, sem medo de ser feliz! CUIDADO !!!! O primeiro alerta chegou no coração da cidade, enfartou. A cidade não morreu mas tem marquises caindo, pontes em perigo (vide a auto-estrada Lagoa-Barra), prédios velhos como em São Salvador na Bahia, estão caindo. O velho e bom concreto armado tem vida útil sim! Não é eterno! Ele é centenário “o moderno concreto armado teve início após a patente do cimento Portand por John Aspdin em 1824” Respeitem o velhinho! Quando me formei os concretos tinha a resistência de 150 Kgf/cm2 e hoje vamos usando, comumente, 350 Kgf/cm2, isto é 2,3 vezes mais forte! Não comparem as construções antigas com as novas, um Honda civic com um Ford bigode, uma motocicleta Ninja com uma Lambretta, teu barbeador elétrico com a navalha, nem usamos mais a brilhantina... O mundo mudou, para melhor.   Repito, respeitem os velhinhos.
 Não gostaria de trabalhar no centro da cidade por vários motivos e o maior é o medo de cair coisas na tua cabeça: telha velha, reboco, ar condicionado velho, côcô de pombo, marquises e agora prédios... Meu Deus.
 Uma coisa é certa, quanto você paga para uma consulta médica? E para uma visita de um engenheiro na tua casa? Projeto prá que? O porteiro conhece seu Zé que tem o seu Antonio como pedreiro e Chiquinho é um armador de primeira. Vamos ampliar a sala? Que tal retirar várias paredes e colocar uma piscina na cobertura? Esse pilar aqui no meio da sala... Chato isso. Ar condicionado tem que ficar do lado de fora com as tubulações furando as vigas, hoje se fura tudo! Maravilha, bom e barato, engenheiro prá que? O prédio nem projeto têm mais... O síndico é aquela velha chata do terceiro andar. Vamos construir?
 O nosso herói da copa, o Romário, comprou uma cobertura e destruiu o apartamento debaixo: não impermeabilizou o piso, tirou o velho e colocou granito de primeira. Meu pai dizia “Filho, se não houvesse água não havia engenharia”. Vazou...
 Pois é, já tomei teu tempo leitor, mas como engenheiro de estruturas fiz o desabafo, não estou certo nunca, mas se precisar digo “Tá errado MAS tá certo”. Pronto ! Sou moderno! Vou atender meu iphone! Fui!!!!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário