sábado, 25 de agosto de 2012

O cuidador


O cuidador

 Existe a função de cuidador, de cachorros, crianças e idosos. O que é ser um “cuidador”?  Diz a Internet:

“Provê cuidados e assistência para outros, mas sem remuneração. Geralmente, este serviço é prestado em um contexto de relacionamento já em andamento. É uma expressão de amor e carinho por um membro da família, amigo ou simplesmente por um outro ser humano em necessidade. Cuidadores, no sistema informal, auxiliam a pessoa que é parte ou totalmente dependente de auxílio em seu cotidiano, como: para se vestir, se alimentar, se higienizar, dependa de transporte, administração de medicamento, preparação de alimentos e gerenciamento de finanças”.

 Pode haver outra definição. Eu quero questionar um pouco mais: você cuida de si próprio? Sabes “ouvir” teu corpo e “respeitar” a tua mente? Isso é o começo. Como cuidar de outrem se não sabes fazê-lo a ti mesmo? O cuidador é sempre um sábio! Equilibrado vai tecendo a malha da vida com inteligência e buscando a saúde. O grande mestre Carlos Gracie me disse: “O corpo humano tem capacidade infinita de recuperação!” Ele acreditava na sua interessante dieta de combinação de alimentos, da qual fiz a base da minha alimentação. Por observação o franzino mestre do Jiu-jitsu fez uma experiência muito louca de só comer frutas: se um gorila é imenso e forte com essa alimentação porque não o seu primo homem adotá-la? Ele quase morreu com a perda de peso, até introduzir um pouco de proteína animal de baixa gordura( queijo branco). Engordou! E por aí foi experimentando alimentos isoladamente e em combinações. Ele era um cuidador nato!
 Agora temos uma geração de famílias pequenas na qual  não haverá um ente querido carregando o ônus de acompanhar seus velhos. Na geração passada o filho cuidava do Pai ou da Mãe. Porém, meu amigo, só o bom filho! Coisa tão rara... Hoje um velho sem uma bela aposentadoria está literalmente abandonado pela família e pelo estado! Quem vai prover? Muito triste o que veremos nos próximos anos: filhos abandonando seus pais em asilos mal cheirosos para o sofrimento final. Ninguém aceita isso! Eu nunca faria! Sou boa pessoa e não vou deixar de dar carinho a quem me criou! MENTIRA!!!! Você, provavelmente, nunca se cuidou direito, só pensou no desfrute e no dinheiro! Nunca fez a dieta dos Gracies! Não acredito em você leitor! Não fique triste comigo, ainda dá tempo...

 Se cuide!

 Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário