terça-feira, 11 de setembro de 2012

Efeito Brasil



Efeito Brasil


    Todos falam sobre o tal “efeito Brasil” e tentam entender o “porque” não damos certo por aqui. De uma forma ou de outra o “dar certo” é muito amplo. Vamos lá! O que vale ser rico em um país pobre? E a segurança social?  Seguem os números publicados pela revista Veja em 12/09/2012:

% de domicílios com rede de esgoto em 1950................................... 8,59%
Idem em 2010.....................................................................................52,5 %

% de crianças na escola em 1950................................... 10,5%
Idem em 2010.....................................................................................94,5 %

Expectativa de vida em 1950................................... 43 anos
Idem em 2010..................................................................................... 73,4 anos

     As coisas melhoraram, certo? Ainda estamos na merda! Quase a metade das casas não tem esgoto! E isso traz muitas doenças... A garotada está estudando também! Vai ver a qualidade do ensino... Porém vivemos mais. Em 1940 tínhamos metade da população analfabeta! Hoje só 10%! Tá bom demais! Só ler não resolve não!  Lá na empresa os estagiários fazem um teste idiota de geometria do tipo “área do círculo menos a área do triângulo inscrito”, e outras coisas bem básicas. Muitos estudantes pedem a fórmula do triângulo!!!! Os caras estão na faculdade!!!! Imagine a área do círculo...
     Mas o que mata mesmo é o tal do “efeito Brasil”, vamos lá. Você abre uma empresa e vai levar quase um ano para legalizar “tudinho”, contrata mão de obra e começa a faturar, como abaixo:

 Preço de venda............................   4
 Custo direto de mão de obra........- 1
 Obrigações sociais........................-1
 Custos fixos ................................. -1
                                                  ------
                                           Sobrou  +1

      Bacana né! 25% de lucro !!! Legal! E os impostos em cascata??? Dá pra diminuir os custos fixos! Vamos economizar e cortar custos! Maravilha!!! Vou ficar rico!
      Passa o tempo e você não guardou o dinheiro das indenizações trabalhistas, não sabia que o Juiz do trabalho sempre protege teu funcionário! Ele te sacaneou e colocou na justiça, bela grana para aquele FDP... O fiscal pediu propina para o imposto que teu contador não pagou e outros “imprevistos”.
     Passa mais uma primavera e o mercado fica recessivo, caem os preços, o banco te mete a faca e você está enrolado até o pescoço, cheinho de dívidas. Ora, coloca o filho na escola pública! Pede uma grana para o sogrão! Corta as viagens e não troca de carro... Ficando pobre e sofrendo no “País do futuro”, que prá você nunca chega. Encontra teu amigo que está aposentado e tranqüilo, funcionário público, nunca teve preocupação e agora ganha os teus 4 para sempre! Gordo e feliz te chama para tomar um chope e ler, todo contente e orgulhoso, os números fantásticos do progresso! O governo é do PT! E você ali, calado, ouvindo e pensando o “porque”, tu eras mais inteligente que ele, mais ativo, bom de papo e simpático, todos apostavam no teu sucesso como empresário. E agora colega?
    Quem faz não leva e quem trabalha pouco se dá bem! É a regra do sucesso! E pra piorar a tua mulher se chama Dilma... Que situação...
     Dilma! Traz uma purinha aí para eu esquecer do meu Flamengo que está uma merda mesmo e, por favor, não fale de política comigo, tá? Hoje não estou nada bem...



Roberto Solano



Nenhum comentário:

Postar um comentário