domingo, 18 de novembro de 2012

A vida é uma festa


A vida é uma festa

 Certa feita um amigo me veio com essa frase “A vida é uma festa na qual não fui convidado, MAS não quero sair dela nem tão cedo! Essa " tal festa” é, como toda festa, complicada. Ir à uma festa nem sempre é bom! Você pode ser o manobrista ou garçom, um cozinheiro ou o jardineiro da casa, que nem participa diretamente da festa. A comparação é válida: como na vida real a festa tem gente bonita e feia, elegantes e mal educados, comida boa e ruim e você como está se comportando na "festa da vida?” Ainda tens saúde para beber e comer o que quiseres? Na fase do sal de frutas? Tens ainda desejo de dançar e paquerar com a garota que te deu bola? Ou já encheu o saco da música e das conversas chatas dos "amigos”? Já estás naquela fase de ir para o jardim, bem acompanhado para namorar ou quer ficar só? Qual é a tua alegria nessa festa?

  Sim, vamos ao que interessa: prá que uma festa? Para receber os amigos, certo? Pode ser... Ainda não tenho muita certeza e acho que o dono da casa (Deus) não aparece muito para explicar, colocou o povo lá dentro e está deixando a “festa rolar”. Tem de tudo: amores, ciúmes, brigas, cachorros latindo no quintal e um medo enorme de sairmos da festa. Só conhecemos a casa (parcialmente) e vemos o muro alto que separa o grande jardim da rua. Nunca fomos lá... Sabemos que tem gente que vai por um motivo ou outro, na maioria das vezes não volta. Vamos ficando, cada qual com seu trabalho e missão. Muito mais gente dando duro do que se divertindo, isso é fato! Fui à cozinha e vi o esforço para alimentar tantas bocas. Vi um lixo horrível escondido lá longe, e gente vivendo de catar aquilo! Fui na enfermaria e achei tanta gente mal... Fiquei triste, por vezes me deu vontade de não ver e só bailar. Bailar também cansa! Comer bem e beber todos os dias??? Chato ficar arrumadinho todo tempo. Quero ficar na festa, é verdade, com olhos de administrador quem sabe? Ou como mordomo de luxo? Só curtir é enfadonho demais. Tento fazer amigos e não ficar parado, quero estar do lado de gente interessante (o jardineiro é muito) e entender o tanto que se faz para melhorar o salão em detrimento do galinheiro. Os porcos estão lá na pocilga com gente pobre na lama...

  Essa casa é grande e caímos pela chaminé (será que foi a cegonha que jogou?) e de lá saíram uns brancos e outros pretinhos de carvão; uns adotados pelas faxineiras e outros por belas damas da alta sociedade, todos juntos na festa, procurando dançar com a mais bela garota e conseguir ser feliz aonde quer que seja! Até do telhado (dizem) tem vista linda! A casa é maravilhosa e o dono parece ser pessoa muito fina.

  E você leitor, como estás nessa festa? Conheces o dono ou algum amigo dele? Favor me apresentar!  Tenho tantas perguntas para fazer: da casa, do terreno e do que me espera lá do outro lado do muro, aonde todos vamos ir um dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário