quinta-feira, 8 de novembro de 2012



 PHD ou DHP ???



   Amigos acho que estou ficando chato, ou mais chato do que já me acostumei. Procuro sempre fazer-me uma autocrítica tentando corrigir meus excessos, minhas afirmações e minha certeza. Pois é, isso não acontece com a turma mais estudiosa e letrada! Os “ PHDs” : os que se formaram e continuaram estudando até o topo, o Everest do conhecimento e tornaram-se doutores. Isso é a glória, sem dúvida, porém pode ser um adicional à sua chatice, colega. Atenção! Saber mais não te faz o “dono da verdade”. O grande Millor disse “Com muita sabedoria, estudando muito, pensando muito, procurando compreender tudo e todos, um homem consegue, depois de mais ou menos quarenta anos de vida, aprender a ficar calado. Não era um gênio?    
   E agora? Não vamos radicalizar e sim ter a convicção que podemos (devemos) aprender com quem sabe menos e faz mais. Um operário, um mero servidor, um técnico pode ter uma solução melhor que a tua, caro “PHD” e não falar por medo de levar um fora! Se você é muito preparado observe se fazem perguntas a ti ou a turma só balança a cabeça afirmativamente. O PHD pode virar um DHP (Daí-me Hora Paciência), ou o popular chato de galocha!
   Tenho uma amiga que é muito competente no que faz e entende, porém virou DHP. Se os amigos dela (me inside) precisam de uma “dica” não perguntam, pois ela vai tecer um rosário de explicações para passar um curativo para a tua pereba (ela é doutora em enfermagem); desde que inventou o mercúrio cromo até a fórmula química do plástico que existe no Band-aid, sacou? Se o doente tiver algo mais complexo, como uma “leve esquemia” ou um alemão correndo atrás FERROU! Ela vai te dar uma aula de neurologia simples e aplicada, desde IVAN PAVLOV até o nosso grande Paulo Niemayer, quando o caso é de “gaguice” mesmo... Triste termos bons amigos que não sabem simplificar o simples e sim complicar. O velho chacrinha dizia “Eu não vim aqui para explicar e sim para confundir!” Esse sim era o mestre dos mestres, o maior comunicador que conheci! Um PHD na vida. Quantos cursos o rapaz tinha? Sei não...
   Amigos, vamos estudar e desconfiar? Vamos ser mais humildes? Vamos admitir que o certo tem uma pontinha do errado e que o errado pode ser a porta para acharmos o certo? Certo? Papai Google está aí para nos ajudar a cada vez saber mais de menos... Que tal antes de afirmar dar uma olhada para a plateia e observar melhor? Os meus melhores professores não tinham tanta certeza do que ensinavam, pois achavam que muito temos que evoluir e que seus alunos, um dia, serão seus professores.
   E assim segue a modernidade no rumo da prosperidade, e se possível for que ela use as sandálias da humildade e não o famoso tênis do orgulho!


Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário