domingo, 9 de dezembro de 2012

Viva o capitalismo!


Viva o capitalismo!

 Soa estranho mesmo... Eu sempre tive um coração mais forte para a esquerda por motivos familiares e hoje li um artigo excelente na Veja de 12/12/2012 (muito 12 não é?) e quem trata do assunto é o Sr. Kevin Kaiser, que poderia ser ainda melhor caso fosse Kevin SKOL, mas nada é perfeito mesmo. Vamos ao que interessa: o capitalismo como a fórmula melhor de tirar o pobre da miséria! Isso mesmo! E ele pode te convencer, compre a revista.

 Oscar Niemayer morreu poucos dias atrás e leio esse artigo com pena, pois talvez o nosso herói da prancheta ficasse “balançado” com as teorias do sábio economista canadense. Diz lá “O capitalismo ainda está em gestação. Nascerá em breve e, nas próximas décadas, alcançará sua glória”. Acho que o nobre arquiteto ficaria curioso para saber desse projeto. “Segue o culto senhor do Insead de Paris: “Um sistema econômico é bem sucedido quando usa os recursos de maneira eficiente”, e tem mais” Sempre que o capitalismo é introduzido, os pobres ganham acesso a educação, assistência médica, alimento e água potável. O capitalismo tem o poder de libertar os pobres dos governantes. “Esse é o seu propósito” Não é surpreendente? Tire a palavra capitalismo e troque por socialismo ( se quiser vá de comunismo ! ) e corte esse papo de que o governo é que tira o dinheiro dos pobres e terás um discurso de Fidel Castro. Ele explica que o Governo, seja qual for, é sempre insuficiente para promover a riqueza. Como fazer então? Deixemos o capitalismo livre, baseado na capacidade e competitividade. “ O fato da máquina estatal ter o direito de extorquir a população por meio de impostos e nunca achar que já está se apoderando de riqueza demais” , está certo! O governo é sempre quem faz menos e quer mais, guloso e incompetente. Se você tem um negócio tem que cuidar para fazer mais barato e eficiente, gerar lucros e investimentos, criar empregos e crescer, certo? O governo  só mama na tuas tetas colega. Os governantes são, grande maioria, acomodados e os funcionários públicos uns “ espertos” que trabalham pouco e querem as regalias da iniciativa privada. Triste sina de nosso País...

 Ele comenta que quando uma empresa quebra todos ganham. Sim, é verdade. Já o governo nunca vai quebrar, ele toma teu dinheiro e paga as contas. O mundo só funciona com liberdade e competitividade, se um quebra outro aparece para tomar espaço, uma grande massa de empresas se preparando para fazer melhor e com mais eficiência, isso é avanço e todos ganham. “O capitalismo liberta os pobres. Durante séculos reis, rainhas e nobres viviam isolados em seus castelos e palácios. Eram tiranos e concentravam toda a riqueza. Senhores do mercado determinavam os preços de todas as coisas. Se um súdito tivesse uma boa ideia, como vender água potável nas cidades, ele não conseguiria...” Imaginem quantos gênios nasceram e morreram sem tocar suas ideias, sem criar e fazer um mundo melhor. Steve Jobs seria um eterno lenhador, ou morreria no calabouço. O mundo realmente melhorou quando o que você faz será feito melhor pelo seu sucessor ou concorrente! “Os sistemas socialistas viam os empreendedores como criminosos... a vida de todos foi piorando até o ponto que os sistemas se inviabilizaram” Isso é claro como a mais pura das águas! Sem o empreendedor nada se transforma! O mundo viveu anos sob a miséria e tirania dos governantes e poderosos da Igreja. Sim a igreja é a culpada pelo os maiores atrasos da humanidade! Ciência é bruxismo! Como sofriam nossos sábios... “É um perigo quando há muita gente achando que tem direitos adquiridos a produtos e serviços e uma pequena parcela da população trabalha duro para mantê-los” Não é verdade? Todos queremos sombra e água fresca, um bom serviço público, uma belíssima aposentadoria e gratificações! Tem muita gente empurrando a nossa economia para baixo e rindo dos que trabalham. Complicado...

 Ainda tem essa pérola: “Na sala de aula eu costumo segurar um lápis na mão e perguntar aos alunos quantas pessoas são necessárias para fazer esse objeto tão simples. As respostas variam de poucas a milhares. O número verdadeiro é muito maior. O lenhador cortou a arvore no Canadá, o operário refinou a gasolina da motosserra, os brasileiros cavaram fundo para conseguir o grafite e tem os que levaram diretamente para a China. Essa interação complexa entre pessoas assemelha-se a uma dança. Tudo funcionou em mágica harmonia sem que cada um soubesse claramente que estava contribuindo para a fabricação do lápis” Não é fantástico!

 Enfim, gostei dos ensinamentos do professor Kevin e acredito, cada vez mais, que MENOS é MAIS! Principalmente quando falamos de governo. Abaixo Fidel!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário