sábado, 19 de outubro de 2013

Só faz sentido ser feliz




Só faz sentido ser feliz

     Meu filho disse “a vida é feita para ser feliz!” Achei-o tão filosófico que abismado fiquei com a frase. E é pura verdade: ser feliz para viver e viver para ser feliz. Fácil não é? Não senhor! É difícil... Ser feliz é um ato contínuo de busca de renovação, o tempo muda teus valores e a felicidade de hoje não é igual à de ontem. Complicado não é? E vou complicar mais ainda: o que é felicidade? São tantas variáveis, são tantos desejos que fica uma “mistureba” danada em nossa cabeça. Para piorar um pouco mais a sua equação coloque o vetor dinheiro. Meu pai, um simplificador de tudo dizia “a vida é um tripé de amor, saúde e dinheiro”, quando minha mãe morreu ele ficou deprimido e disse” agora tenho que aprender a andar com 2 pernas” , eu entendi sua lógica: você pode andar com duas pernas, mas tendo 3 você, matematicamente, não vai cair. Ele sabia de tudo, o velho Solano.
     Voltemos à tal felicidade. Ser feliz é diferente de viver feliz. Complicou de novo, esse cronista é um chato e fica inventando moda para escrever (será que ele está feliz com isso?). Com calma podemos entender o ser feliz, já o estar feliz é mais complexo e vulnerável. Tem gente que sendo rico ou pobre, com saúde ou sem, amando ou não, é feliz; esse povo é raro de se ver, mas existe. Talvez sejam defeituosos ou até um pouco abestalhados no sorriso fácil e na alegria espontânea, contagiosos e indiferentes à nossa tristeza, eles são pérolas no oceano da vida. Conheci poucos, ficaram na memória como os mágicos dos circos da minha infância. E o estar feliz? É o lado mais químico da felicidade, são nossas endomorfinas nos encantando e empurrando a busca da felicidade para patamares até perigosos (alpinistas e esportistas de risco, alcoólatras, drogados, etc...). Qual foi sua maior alegria? O casamento, o nascer de um filho, seu primeiro salário ou o diploma tão sofrido e conquistado? Não existe a maior alegria, ela já passou. A maior alegria é estar vivo hoje, olhar o sol, pensar com clareza nos teus desejos e controlar a ansiedade. Tentar ser feliz é a maior das alegrias. E para isso tenho a melhor professora: minha mulher!


Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário