segunda-feira, 21 de julho de 2014

Verticalização



Verticalização

 “Lata d’água na cabeça, lá vai Maria, lá vai Maria
 Sobe o morro e não se cansa e pela mão leva a criança, lá vai Maria
 Maria lava a roupa lá no alto, lutando pelo pão de cada dia
 Sonhando com a vida no asfalto, que acaba aonde o morro principia “

 Ouvi esse samba, muito jovem, cantado pelo meu pai. Naquele tempo o morro tinha telhas de zinco, casebres, uma vida poética e boemia. E hoje?
- 95% dos moradores de favelas são felizes.
- 2/3 não sairiam da favela nem que seu salário dobrasse.
- 80% têm casa própria.
- Mais de 10% dos habitantes do Estado do Rio vivem em favela, é quase a população de Recife. (Um país chamado Favela, de Celso Athayde e Renato Meirelles).
 Um Recife morando em favelas! E estão felizes! Por quê? Muito simples: não há o poder público! Duro dizer isso, mas a verdade é essa, muito pagamos e pouco recebemos. Acho que hoje a Maria não trocaria sua moradia. Os gringos estão invadindo o Vidigal, favela nobre da zona sul da cidade. A cultura chega por lá, os jovens criam e os adultos convivem com as dificuldades do local, sem pagar IPTU. Tem o “gatonet” e a mesada para o “chefe” do local, e a vida segue + ou – tranquila. O que preocupa é a verticalização. Li hoje que na comunidade do Rio das Pedras já existem prédios de 8 andares! O arquiteto Sérgio Magalhães (IAB) diz: “Imaginar que isso é uma solução para as áreas pobres, porque eles podem construir como querem seus prédios, é um total absurdo. O governo tem que estar junto, fiscalizar e acompanhar esse processo.”

 Amigos, vocês tem visto vários acidentes com edificações, não é verdade? Imaginem as nossas favelas subindo, teto a teto, sem maiores engenharias. Não pode dar certo! E agora? Se o governo não cuida da “gente do asfalto” vai cuidar dos felizes habitantes lá dos morros? E você aí que paga seus impostos para ser assaltado na rua vai gostar do governo subindo os morros? Não há solução simples, “pau que nasce torto permanece torto!” Resta uma pergunta, ele fica de pé torto até quantos pavimentos? Esperem más notícias em breve... Vai cair muito prédio por aí... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário