quarta-feira, 25 de março de 2015

Um tema difícil

Um tema difícil

 A Martha Medeiros na sua crônica “Elogia à memória” tece sua impressão sobre a morte e suas formas: “Se temos que morrer um dia que seja abraçado às nossas recordações”, é muito poético... O médico Richard Smith disse que o câncer é a melhor forma de morrer. Será? Ele tem sua visão com 62 anos de idade, e as crianças doutor? Os que não têm recursos? Não vejo dessa forma “romântica”, vejam um trecho da entrevista aqui:


 Enfim, o que ele coloca tem um sentido de quem viveu muito e viveu bem. O problema está no aviso prévio! Você prefere receber uma sentença de morte para daqui a um ano ou enfartar de vez, morte rápida, sem aviso e, de preferência dormindo daqui a um ano? A fabulosa Martha diz que gostaria de “contabilizar” erros e acertos, amores e decepções, etc... Será? Vem à pergunta na minha cabeça: além da porta da vida haverá recordações? Carregaremos bagagens dessa vida? Teremos força para entendê-las? Faz sentido isso? Acho muito complexo e até absurdo generalizar assunto tão facetado.

 E a demência, o que será? Creio que até certo ponto há um auto-entendimento dolorido do processo, tal qual a administração de um tumor; mas depois a família sofre muito com o acompanhamento da doença, muito triste para quem fica.

 Resumo, o que falta é uma medicina de pós e contras a favor do adiamento da morte, que possa dar conforto e até abreviar sofrimentos, sem romantismo e sim com muita certeza de que fez o certo e o melhor contra a dor, isso sim bastaria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário