terça-feira, 6 de março de 2018

Um passo na engenharia

Uma pequena história da evolução da engenharia: nos anos 70 as obras exigiam que a desforma dos painéis das formas fossem com 28 dias, a antiga João fortes engenharia construía prédios com muita rapidez e usava até 10 jogos de formas ! Uma pequena floresta por obra ! O meu pai resolveu estudar o assunto e desenhou um sistema de lajes que permitia a desforma parcial com 24 horas após a concretagem! Eu , ainda estudando engenharia, fiquei assustado e ele me disse " vou te levar para o melhor calculista do Brasil! " , assim eu entrei pela primeira vez na Projectum engenharia, onde meu professor (José Carlos sussekind) trabalhava . Lá chegando fomos recebidos por uma gentil e magra criatura que era o tal " melhor " , sua estante era plena de livros, ele com muita calma ouviu os " delírios " do meu pai e disse " caro Solano, a ideia é viável, não tem como calcular e sim executar , pode dar certo..." Amigos , o " pode dar certo " para um homem além do seu tempo e vindo do seu guru era uma afirmação positiva. A antiga Gomes de Almeida Fernandes, atual Gafisa, era cliente do José Solano que propôs redução de jogos de formas e a desforma com 24 horas. O diretor levou a proposta para o dono da empresa que, acreditava na genialidade de meu pai , e topou! A condição era que a engenharia fosse presente na obra em todos os passos e ficassem embaixo da laje quando a operação de desforma acontecer; isto foi feito e eu fui o escolhido para ser a testemunha da façanha! Deu tudo certo e executamos mais de 4 milhões de m2 com o sistema. Meu pai era um sujeito genial e o seu melhor calculista era Carlos Alberto Fragelli, do qual fiz uma eterna e grata amizade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário